Este blog tem como objetivo compartilhar algumas atividades realizadas no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

domingo, 28 de agosto de 2011

Você sabe o que são TICs?

Galera que busca aliar as TICs à educação - Guarapari
Moldura feita no LoonaPix
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". É um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
O uso intenso da Internet por todos os segmentos da sociedade esta fazendo com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos como inovação, criatividade, produtividade e conhecimento
As TICs na Educação
A área da educação pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este "mundo" e isto irá fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).
Para que as TICs tenham grande participação na sociedade e obtenha sucesso, será necessário rever, repensar e mudar os modelos que formam a base da educação, em todos os seus níveis, alinhando-os a um mundo moderno, novo, rápido e exigente. E mais, mudar atitudes e concepções.
O cotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e correto das TICs. As inúmeras situações em que usamos estas tecnologias devem ser motivos de questionamentos e reflexão sobre quais são as reais contribuições que elas estão trazendo ou de que forma elas podem influenciar na evolução destes processos educacionais.
É esperado um aumento nos programas de formação, tanto de educadores quanto de gestores escolares, incorporando as TICs na escola, fazendo com que tenham contacto permanente com os processos envolvidos, conheçam as inúmeras possibilidades da utilização destas tecnologias no ensino, mudando toda a organização da escola.

sábado, 27 de agosto de 2011

Orientações de como fazer uma Pesquisa na Internet

Você tem um trabalho pra fazer sobre um assunto e está aí perdido na frente do computador? Nesta tela pode aparecer o mundo inteiro e mais um pouco. Dá pra gente virar especialista em qualquer tema, mas não é tão fácil assim, certo? Como achar o que eu quero?

Resposta: você precisa digitar as palavras certas na sua busca.

Os dois erros mais comuns são:

1) Ser específico demais (aí não vem quase nada)
2) Ser genérico demais (aí vem quase tudo!)

Geralmente, o aluno digita exatamente as palavras que o professor pede. Se não vem nada, desanima e vai pedir ajuda de alguém. Mais gostoso é conseguir sozinho.

Dica para não ficar muito genérico:
Se, por exemplo, sua busca é sobre frutas. Colocando apenas frutas, virão também milhares de receitas, entre muitas outras coisas.
Para fugir disto, coloque também o nome da matéria: frutas biologia, ou frutas botânica, frutas espécies...
Entendeu?

Dica para não ficar muito específico:
Vamos supor que
 você precise saber qual era o nome completo da esposa de Napoleão Bonaparte. Em vez de colocar "nome completo da esposa de Napoleão Bonaparte", coloque apenas "Napoleão Bonaparte biografia". Aí você vai ler a história inteira da vida dele, onde devem aparecer detalhes deste tipo.

Boa Pesquisa!