Este blog tem como objetivo compartilhar algumas atividades realizadas no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atividade 1.1

Reflexões Iniciais


A tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano, a cada dia surge uma nova tecnologia facilitando o nosso dia a dia e sem o conhecimento das mesmas ficamos desatualizados e aquém dessa nova era tecnológica.
As TICs estão presentes no nosso cotidiano, e no ambiente escolar não poderia ser diferente, porém, ainda há algumas resistências quanto ao uso das TICs em prol da educação. Seja por insegurança do próprio professor que reluta em adquirir novos conhecimento ou até mesmo pela falta de acesso a essa tecnologia no nosso país.
Nos dias atuais, crianças e jovens já nasceram com algum conhecimento tecnológico. E no período escolar, onde essas crianças e jovens passam a maior parte da vida, infelizmente, se deparam com escolas que ainda permanecem da mesma forma que décadas atrás. Tornando-se um ambiente não atrativo, tão pouco estimulante para o desenvolvimento dos mesmos.
É importante ressaltar que a escola, nessa nova era tecnológica, deve ser uma escola flexível, entendendo que o aluno já vem com um conhecimento prévio, ele já tem acesso as informações sobre diversos assuntos antes mesmo de começar a frequentar esse ambiente escolar. Diante desse fato a escola pode ter a tecnologia a favor da educação.
E para atender as novas exigências dessa realidade, o professor tem um papel principal nessa mudança, buscando novos desafios, conhecimentos, se adequando a essa nova era. Tornando suas aulas mais atrativas, dinâmicas, interessantes enriquecendo o processo ensino- aprendizagem, formando cidadãos conscientes e aptos ao mercado de trabalho que cada vez mais torna-se exigente.
E para que as tecnologias se tornem um recurso educacional, uma aliada na construção do conhecimento, é preciso que seja utilizada de forma efetiva no cotidiano do professor. Quebrando velhos paradigmas, reformulando a educação e a forma de educar.

* Esta atividade foi feita em dupla. Fiz com minha coleguinha Taiany Mattar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário