Este blog tem como objetivo compartilhar algumas atividades realizadas no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atividade 2.3

Conceituando Hipertexto

 Hipertexto é o texto disponibilizado pelas redes de computadores, composto por nós e conexões, que podem ser acessados aleatoriamente desde qualquer máquina (computador) e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente.
No cenário atual, podemos vislumbrar alguns elementos básicos do hipertexto, tais como:
  • a escrita e a leitura não-seqüencial;
  • a interatividade possibilitada pelo meio digital;
  • a existência de elos de ligação (links) – textuais ou não.

O funcionamento lógico do hipertexto na internet é baseado em links que quando clicamos nos levam a outra página na internet. Como disse o hipertexto é formado por nós e ligações. As ligações são quase sempre ancoradas no seu ponto de partida para proporcionar ao usuário algum objeto explícito a ativar com o objeto de seguir a ligação. E a distinção principal dos nós é baseado em sistemas de janelas.
O sistema mais utilizado para a acesso hipertextos na internet é a WWW que significa World Wide Web.
Comentando: Como podemos notar, o hipertexto foi uma evolução do modo de se transmitir a informação que revolucionou o mercado, na educação não poderia ser diferente. Usando um formato muito parecido com a da escrita colaborativa, o hipertexto auxilia muitos profissionais, que querendo informar e despertar ao mesmo tempo a curiosidade e a incentivar a iniciativa por parte do aluno, saindo da mesmice de levar o conteúdo pronto e com um roteiro já predeterminado para a sala de aula, o professor abre um espaço e transmite a responsabilidade ao aluno de auxiliá-lo na pesquisa e na montagem do material que será exposto em sala de aula. Fazendo o aluno se sentir mais envolvido com o assunto que está sendo abordado naquele momento, pois o texto foi feito com a participação de todos.

Link com exemplo de aula utilizando hipertexto:

Um comentário: